sábado, 27 de março de 2010

Começam os preparativos

22 semanas de gestação: Já está pesando 440 gramas (em forma !!), super ativo (não para um segundo)
É capaz de ouvir nitidamente, a tal ponto que pode chegar a assustar-se face a ruídos muito fortes. A pele vai adquirindo maior espessura. Já pode abrir as pálpebras. Mede mais ou menos 28 centímetros, e pesa entre 550 e 600 gramas.

Começamos os preparativos para a chegada do Lucas.
Chá de bebê, lembranças, convidados, enfeite para a porta da maternidade, enxoval. Agora é pra valer.
Já estou indo para o 6º mês de gestação... logo, logo o Lucas tá chegando. Ai..
Já ganhamos várias coisinhas e já estamos nos acostumando com a idéia de bichinhos, bola, carrinho, azul e mais azul, pois até então a família era composta unicamente por mulheres.. até que enfim vem umas cuequinhas por aí.

domingo, 14 de março de 2010

Começam as dificuldades ...

Cintura: 89 cm.

O nenê não para de mexer (isso é bom !!), mas ainda não está me incomodando em nada.
Já estou começando a sentir algumas dificuldades, como: colocar o tênis, abaixar, dormir, etc.. a barriga já atrapalha um pouco. Mas como todas dizem: Aproveita é uma das melhores fases.
Como são as coisas né, agora o assunto gira em torno do nenê, o que comprar, como fazer quando chorar, qual melhor maneira pra dormir, dar banho, alimentar - essas coisas - "quem diria ? "



sexta-feira, 5 de março de 2010

20 semanas


Estou entrando no 5º mês de gestação, as mudanças estão acontecendo bem rápido agora, a barriga crescendo a cada dia, o nenê mexendo cada vez mais, uma sensação incrível.
A fome, o sono e a vontade de ir ao banheiro só crescem.
Engordei, por enquanto, 1,7 kg. (bom !!)
O Lucas já ganhou algumas roupinhas, e logo, logo preciso começar a fazer o enxoval.

Nessa fase: 19ª semana 
Os sistemas circulatório, digestivo e urinário já funcionam harmoniosamente. O feto deglute parte do líquido amniótico e elimina urina no líquido. 

20ª semana
A partir dessa época a maioria das gestantes começa a sentir as movimentações fetais. As primigestas (primeira gestação) podem sentir mais tardiamente, por volta de 22 semanas. Entre 20 e 24 semanas de gestação pode se realizar o ultra-som morfológico, que é o exame não invasivo mais detalhado que existe atualmente para o estudo da função dos órgãos e sua morfologia. É a época apropriada para o rastreamento de várias malformações fetais e placentárias. O peso fetal está em torno de 500gramas. 

18 semanas

27/02/2010 - Já estou sentindo o nenê mexer, muito interessante.
Escolhemos o nome: Lucas. 
Cintura: 87 cm


Barriga crescendo

04/02/2010 - comecei a acompanhar o crescimento da minha barriga.

O nenê agora está com 16 semanas, nessa fase: O feto já não pode ser visto inteiro na tela do ultra-som: o médico o mostrará por partes. A ossificação do esqueleto fetal progride rapidamente nesse período.


Cintura: 83,5 cm. 

É um menino !!

19/01/2010 - A 1ª USG MORFOLÓGICA - neste exame é possível detectar algumas más formações que o feto pode ter, bem como algumas doenças graves, por isso estávamos bastante apreensivos.
Graças a Deus tudo está certinho, o nenê é perfeitinho, tem todos os dedinhos, membros e até recebemos a notícia: É UM MENINO !!!
Imagina se o pai não ficou contente ?

Estou agora com 15 semanas, nessa fase: O sexo fetal já pode ser definido pelo exame de ultra-som. Isso depende principalmente da posição fetal, além do equipamento utilizado e do profissional que realiza o exame. Existem casos em que não se consegue diagnosticar o sexo fetal até o fim da gestação pelo ultra-som, outros em que há grande facilidade em se identificar a genitália. 

Fases da 7ª a 14ª semana de gestação

7ª semana
O embrião chega a medir 8 mm. A face primitiva está em desenvolvimento. 


8ª semana
O embrião chega a medir 13mm de comprimento. Os dedos já são visíveis, bem como as orelhas. Inicia-se o desenvolvimento dentário.

9ª semana
Nesse período ele já se mexe bastante dentro do útero, porém a mãe ainda não percebe. A genitália externa é definida, ou seja o sexo já está estabelecido. O comprimento chega a 18mm.


10ª semana
Os primórdios de todas as estruturas essenciais externas e internas já existem. O embrião chega a 30mm de comprimento. Entre 10 e 14 semanas pode-se, através da ultra-sonografia, medir a translucência nucal que, quando normal, afasta em 85% a chance da criança nascer com Síndrome de Down. 


11ª semana
O embrião chega a medir 50mm. Na ultra-sonografia já se pode observar o estômago, a bexiga e massa encefálica, além do esboço da coluna vertebral. 


12ª semana
O embrião torna-se um feto, ou seja, suas características físicas assemelham-se à de um adulto. A face tem aspecto humano. Ele chega a medir 61mm. A placenta torna-se o órgão responsável pela nutrição fetal. As unhas dos dedos das mãos e dos pés começam a se formar.

13ª semana
Inicia-se o segundo trimestre da gestação. A "barriguinha" da gestante começa a apontar, pois o útero já ocupa a parte superior da pelve. O sistema tegumentar que forma a pele já está se desenvolvendo.


14ª semana
A possibilidade de o médico obstetra escutar os batimentos cardíacos fetais com um aparelho chamado sonar já é bem alta: depende da quantidade de tecido adiposo da paciente e da posição fetal. 

1ª Ultrassonografia

Agora é de verdade, estou mesmo grávida e vou fazer a minha 1ª ultrassonografia.
Estão comigo: papai, eu (claro) e a tia (Tatá). Todos super curiosos para ver, mesmo que um pontinho na tela e ouvir os batimentos desse mais novo serzinho.
Estou com 6 semanas e 2 dias, nessa fase: "Brotos dos membros superiores e inferiores estão se formando. O embrião mede aproximadamente 4 mm"

Estou grávida !!

23/11/2009, segunda-feira, por volta das 22:00 a confirmação: estou grávida !!!
Depois de vários dias de atraso na menstruação e diversos testes de farmácia negativos, fazer o teste uma última vez pra ter certeza que tudo estava como deveria estar não custaria nada, afinal eu não sentia nada de diferente e levava ao pé da letra o que uma médica me falou um dia: "você não poderá engravidar naturalmente"
É.. acho que ela estava enganada e eu gravidíssima.
Como pode: uma simples tirinha de papel com 2 risquinhos rosas nos deixar tão transtornadas, sem palavras, contente e assustada ao mesmo tempo, trêmula e pasma. O namorado (agora pai) paralisado, quase sem respirar, sem expressão, nem contente, nem triste, nem nervoso, nem calmo, simplesmente PARADO.  Que tirinha é essa que tem tanto poder assim de mexer com as pessoas ?
Imediatamente vem aquela pergunta na cabeça: e agora, estou grávida, o que fazer ? Sair correndo ligando pra todo mundo ? Esperar e fazer um teste mais efetivo ? Tomar uma porre ? Acender um cigarro ? Chorar, rir ? Difícil. 
Confirmadas todas as suspeitas, vem aquela sensação gostosa, ao mesmo tempo preocupante devido as responsabilidades, a necessidade de anunciar para a família, os planos para o futuro, enxoval, berço, fraldas... que só quem passa por isso pode falar. 
Mas nada é tão bom e gratificante para uma mulher do que a benção de ser mãe.